dreamstimeextrasmall 20099000 ed

O Face-lifting é uma intervenção que tem por finalidade rejuvenescer a face, contrariando os sinais de envelhecimento facial que surgem devido á ptose (descaimento) dos tecidos e pele da face. Esse descaimento é geralmente mais acentuado ao nível da região malar (maçãs do rosto), do contorno da mandíbula (jowls) e do pescoço. A intervenção consiste no estiramento dos tecidos que se situam debaixo da pele (smas), remover os excessos localizados de gordura e remover a pele em excesso.

O tempo médio de um lifting é de quatro a cinco horas.

Geralmente esta intervenção requer anestesia geral, mas pode ser realizada sob sedação e anestesia local, dependendo da preferência do cirurgião.

Por norma esta intervenção requer uma curta estadia hospitalar.

Os efeitos colaterais de um lifting facial são a equimose, o inchaço (edema), a dormência e sensação de repuchamento dos tecidos. A pele pode inicialmente apresentar-se mais seca.

Os riscos associados a esta operação são a lesão de nervos da face (que inervam a musculatura da face), que é habitualmente temporária mas em determinadas situações pode ser permanente. A infecção, hemorragia, os atrasos de cicatrização e as cicatrizes inestéticas, além das possíveis assimetrias e alteração da implantação do cabelo podem ser outros riscos potenciais.

A recuperação de um lifting demora em média cerca de 10 a 15 dias. É recomendável a abstenção de exercícios físicos durante essas duas semanas. As equimoses podem demorar sete ou dez dias a desvanecerem. Deve evitar-se a exposição solar directa sendo recomendado o uso de cremes protectores durante vários meses após a intervenção.

Os resultados, dependendo da técnica usada, podem durar cerca de cinco ou mais anos.


Para mais esclarecimentos deverá consultar o seu cirurgião

Login