dreamstimeextrasmall 13012260 ed

Intervenção destinada modelação do contorno corporal, pela remoção de gordura acumulada, de difícil controle e resistente ao exercício físico. É uma intervenção que pode ser executada usando a técnica tumescente, isto é, infundindo nos locais a aspirar e previamente marcados, uma solução de soro fisiológico a que se adiciona um anestésico local e adrenalina, com a finalidade de diminuir a perda de sangue, facilitar a remoção de gordura e diminuir o desconforto pós operatório. A infusão prévia destas soluções também ajudam a diminuir a equimose e o edema após a operação.

Os locais habituais para aspirar são:

  • Pescoço, bochechas, queixo
  • Braços e áreas acima das mamas
  • Abdomen e região dorsal
  • Nádegas e ancas
  • Coxas, joelhos e região dos gémeos.

Há basicamente dois tipos de técnicas usadas na lipoaspiração: A técnica clássica que usa cânulas ocas para aspirar a gordura e a técnica ultrasónica que recorre á energia ultrasónica para disolver a gordura antes de ser aspirada. Compete ao cirurgião informar qual a melhor técnica para cada caso.

A lipoaspiração , dependendo das áreas a intervir, pode demorar uma, duas ou mais horas. A lipoaspiração ultrasónica é mais demorada em relação á técnica clássica.

A anestesia pode ser local com sedação ou necessitar de anestesia geral.

É um procedimento passível de execução em regime ambulatório ou necessitar de um curto internamemto.

Os efeitos colaterais são o edema (inchaço), equimoses, alerações da sensibilidade, adormecimento ou sensação de queimadura. Todos habitualmente temporários.

Os riscos desta operação são a infecção, a assimetria, ondulação da área operada e pigmentação (hiper ou hipo), lesão cutânea, retenção de líquidos ou excessiva perda de sangue.

Retomar a actividade normal após uma lipoaspiração pode demorar de cinco a quinze dias, dependendo principalmente da extensão das áreas operadas e do volume de gordura aspirada. Actividades físicas mais intensas só são aconselháveis após duas a quatro semanas. A recuperação completa, o inchaço e as equimoses poderão ocorrer ao fim de um mês ou só ao fim de seis meses pelos mesmos motivos.

Os resultados da lipoaspiração são permanentes e podem melhorar com uma dieta apropriada e exercício físico regular.

Para mais esclarecimentos deverá consultar o seu cirurgião

Login